Lesão do Manguito
O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que fazem parte da complexa articulação do ombro, mantendo-o em posição, o permitindo movimentação livre dos braços numa enorme amplitude de movimento.
Problemas ocorrem quando parte destas estruturas se tornam irritadas ou danificadas. Isso causa dor, fraqueza e limitação nos movimentos do ombro. A dor pode ser intensa e muitas vezes piora quando você tenta dormir de lado.
A lesão do manguito rotador ocorrem mais freqüentemente em pessoas que repetidamente executam movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas. Os melhores exemplos são os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e de fim de semana. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade.
As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais músculos e tendões da região. Em lesões menos graves, muitas pessoas se recuperam da lesão do manguito rotador com exercícios de fisioterapia. Eles melhoram a flexibilidade e a força dos músculos que rodeiam a articulação do ombro.
Às vezes, as rupturas do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma única lesão. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais rapidamente possível. Rupturas extensas do manguito rotador podem exigir reparo cirúrgico, transferência de tendões alternativos ou até a completa substituição da articulação numa artroplastia de ombro.
Um ombro normal e os tendões do manguito rotador (rotator cuff tendons) intactos.
Uma das lesões mais comuns do manguito rotador acontece nos tendões. Podem ser micro lesões ou roturas completas que pedem uma cirurgia do ombro.
Sintomas
A dor associada a uma lesão do manguito rotador pode:
- Ser descrita como uma dor maçante e profunda no ombro
- Perturbar o sono, especialmente se a pessoa estiver deitada sobre o ombro afetado
- Tornar difícil pentear o cabelo ou por as mãos nas costas
- Ser acompanhada por fraqueza do braço
Quando consultar um médico?
Uma dor no ombro que é de curta duração pode ser avaliada pelo seu clínico. Porém, consulte o seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo, imediatamente, se tiver uma perda súbita de movimento após uma lesão. Você poderá ter uma ruptura substancial do manguito rotador.
Se você tem dor que dura mais do que algumas semanas ou foi formalmente diagnosticado com uma lesão do manguito rotador, precisa ser visto por um ortopedista especialista em ombro e cotovelo. Alguns dos procedimentos cirúrgicos são o que chamamos de “tempo dependentes”.
Causas da Lesão do Manguito Rotador
A lesão do manguito rotador pode ser o resultado de uma lesão substancial no ombro, da degeneração progressiva ou de um desgaste do tecido do tendão. A atividade repetitiva de sobrecarga e o levantamento de peso durante um período de tempo prolongado. Bem como o desenvolvimento de esporões ósseos, ao redor do ombro, podem irritar ou danificar o tendão.
Fatores de risco
Os seguintes fatores podem aumentar seu risco de ter uma lesão do manguito rotador:
- Idade: À medida que se envelhece aumentamos o risco de desenvolver a síndrome do manguito rotador. As lesões do manguito rotador são mais comuns em pessoas com mais de 40 anos.
- Certos esportes: Os atletas que usam regularmente movimentos repetitivos do braço, tais como goleiros e jogadores do tênis, têm um risco mais elevado de sofrer com a síndrome do manguito rotador.
- Trabalhos de construção: Ocupações como carpintaria ou pintura exigem movimentos repetitivos do braço, muitas vezes sobrecarregando o ombro, o que pode danificar o manguito rotador ao longo do tempo.
- Histórico familiar: Pode haver um componente genético envolvido nas lesões de manguito rotador e eles parecem ocorrer mais comumente em certas famílias.
Complicações
Sem tratamento, a lesão do manguito rotador pode levar a rigidez ou fraqueza permanente e pode resultar em degeneração progressiva da articulação do ombro.
Embora descansar seu ombro seja necessário para sua recuperação, manter o ombro imobilizado por um tempo prolongado pode causar o espessamento do tecido conjuntivo da articulação. Isso torna-a espessa e rígida, limitando em definitivo os movimentos do ombro (ombro congelado). Por isso, consultar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo é recomendado, caso a dor não ceda em poucos dias e a força dos ombros não se re-estabeleça.
Fonte: https://www.ortopediabr.com.br/manguito-rotador-dor-no-ombro/